O que fazer em Garopaba no Inverno e no Verão: veja dicas

Não é difícil descobrir o que fazer em Garopaba. Seja no inverno ou no verão, por aqui há atrativos incríveis para os turistas.

Garopaba é um destino certo em qualquer época do ano. Nossas praias e nossa cidade têm motivos de sobra para a sua visita. Para mostrar isso, nós criamos um pequeno guia para você. Mesmo que não seja a sua primeira vez por essa região, dá uma olhada nas opções de passeios abaixo!

O que fazer em Garopaba no Verão e no Inverno?

Há muito o que fazer em Garopaba durante o ano inteiro.

Conhecer as praias locais (Verão)

Com certeza você chegará aqui querendo conhecer cada uma das nossas praias. De fato, elas são lindas e com um cenário bem único. No verão, dá para explorar bem todas as praias de Garopaba.

Pode até ficar difícil decidir por onde começar, qual praia visitar primeiro, saber qual a que é mais movimentada, qual a que é mais tranquila, etc.

A Praia de Garopaba ou Praia Central é, como o nome já indica, a mais próxima do centro da cidade. É aqui também que fica boa parte da rede hoteleira de Garopaba e onde está a Pousada As Quatro Estações. Por aqui é possível encontrar bares, restaurantes e um comércio completo. A praia tem o mar um pouco calmo e dá para aproveitar bastante.

Seguimos um pouco além, para a Praia da Gamboa, que é praticamente deserta. Aqui você encontra uma vila de pescadores, que dá um a mais bucólico para a região. O mar desta praia já é um pouco mais agitado, sendo chamativo para surfistas. Por não ter estrutura de barracas, é necessário trazer cadeiras e suas bebidas/lanches.

Outro ponto bem tranquilo é a Praia do Ouvidor. Com areias claras, dunas e muito verde, é ótima para quem quer paz. Aqui você pode praticar Sandboard.

A Praia do Siriú guarda uma linda lagoa (com o mesmo nome) para quem quiser aproveitar as águas doces de Garopaba. As dunas são o cartão-postal desta região. Aqui também está o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que foi criado para preservar a biodiversidade local e os mananciais muito presentes por aqui.

A Praia da Preguiça é pequena em extensão, mas é imensa quando o assunto são belezas naturais. É a uma opção para quem buscas praia mais perto do centro, pois fica a 1 quilômetro de distância. As águas aqui são bem tranquilas e claras, é ideal para quem está viajando com crianças ou pessoas de pouca mobilidade.

Entre as melhores praias para surfar em Santa Catarina está a Praia do Silveira. Aqui acontecem eventos voltados para o esporte e, por consequência, é uma das praias com maiores ondas. Outra praia também famosa por suas ondas é a Praia da Ferrugem. Apesar das águas agitadas, o local preserva algumas piscinas naturais, ótimas para o banho. Você também pode ir até a Praia da Barra para praticar o esporte, que fica bem próxima da Praia da Ferrugem.

Por último, a Praia Vermelha, que fica ao sul de Garopaba. Ela é mais indicada para quem gosta de trilhas e um pouco de desafio. O acesso até aqui é um pouco difícil, mas valerá a pena quando você encontrar esse cenário.

Visitar a Ilha do Coral (Verão e Inverno)

A Ilha do Coral ou Ilha do Ermitão é uma área protegida pela sua importância ecológica e histórica. Você encontra sítios arqueológicos com desenhos que datam mais de 2 mil anos. O local também guarda um antigo farol.

O acesso é feito por barco, em uma travessia que dura aproximadamente 45 minutos. É possível encontrar algumas empresas que fazem esse passeio.

Explorar as cachoeiras da região (Verão e Inverno)

Nem só de praia se vive em Garopaba. Nós temos algumas das mais belas cachoeiras do Brasil. A mais próxima do centro é a Cachoeira do Macacu, que também é que oferece a melhor infraestrutura, com tirolesa, restaurantes e diversas atividades.

A Cachoeiras do Siriú e a Cachoeira da Encantada estão um pouco mais distantes, mas são de fácil acesso. Elas também possuem serviços de restaurante e lanchonete.

Visitar as lagoas da região (Verão e Inverno)

As lagoas da Garopaba, Siriú e Ibirapuera são as mais conhecidas daqui. No inverno, apesar das chuvas, elas estão mais cheias. Em todas você encontra atividades para aproveitar bastante, como canoagem, Sandboard, pesca, mergulho, etc.

Quer uma dica bastante especial? Aproveite o pôr do sol por aqui! É lindo!

Visitar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (Verão e Inverno)

A gruta fica na Praia da Preguiça e é um espaço destinado a orações de locais e devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Há uma lenda local onde diz que as águas dessa gruta são sagradas. Então não deixe de beber um pouco dela.

Chegando aqui você também encontra diversos objetos que são deixados em forma de agradecimento por graças alcançadas.

Ir até a Igreja Matriz de São Joaquim (Verão e Inverno)

Esta é nossa principal igreja. Ela foi construída em cima de uma rocha e datada de 1846. Toda a sua arquitetura açoriana é mantida até hoje e conta bastante na história de Garopaba.

Subir os morros de Garopaba (Verão e Inverno)

A nossa última dica é especial para os amantes da natureza. Quem gosta de trilhas, precisa conhecer os morros da nossa região.

O Morro da Barra, que separa a Praia da Barra e a Praia da Ferrugem possui uma vista incrível para o mar. Aqui antigamente era um cemitério indígena, que depois foi tombado como Patrimônio Histórico.

Já o Morro da Embratel tem 130 metros de altitude e daqui dá para avistar praias, lagoas e dunas de Garopaba. O nome foi dado por ser onde as torres de telefonia e tv da Embratel foram instaladas.

Onde ficar em Garopaba?

Agora que você já sabe o que fazer em Garopaba no inverno e no verão, com certeza, está pensando onde ficar para aproveitar todos esses atrativos.

A nossa cidade tem uma rede hoteleira bastante acessível. É importante, porém, que você escolha um local central e com ótimo custo-benefício.

A Pousada As Quatro Estações é uma opção para viajantes em grupos e sozinhos. Entre em contato através do site ou acesse a nossa página no Facebook para conhecer mais do espaço.

E se ficou alguma dúvida sobre o que fazer em Garopaba, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

treze + catorze =

Fechar Menu

Reserve Já